Direito Criminal, é o ramo do Direito Público dedicado a resolução de conflitos que surgem com a infração da Legislação Penal. 

O objetivo principal do Direito Criminal (também conhecido como Direito Penal) é a proteção dos bens jurídicos fundamentais, tais como vida e patrimônio. Quando um desses bens jurídicos é lesado ocorre o que chamamos de processo penal, o qual irá investigar e julgar pessoas que o Estado acredita ser responsável por aquela lesão para após todo o decorrer do processo: puni-la. 

A função do advogado criminalista é garantir a execução do Processo Penal de forma íntegra e ética, sem que haja prejuízo para o réu. Assim, nosso objetivo é que seja feita justiça, e para isso é fundamental garantir que o acusado tenha amplo acesso a todas as formas de defesa e não lhe seja retirado nenhum direito. 

Portanto, é essencial o papel do advogado no processo criminal para impedir que o Estado atue de forma arbitrária ou parcial, garantindo o cumprimento real do termo justiça e ainda a proteção aos Direitos Humanos.

Direito Criminal